methexis

méthexis: participação

Methexis é o termo usado por Platão para descrever a relação entre os eide e os particulares sensíveis; ver Fédon 100d, e Parm. 130c-131a (onde a participação é criticada por implicar divisão). Aristóteles encontra apenas uma diferença verbal entre methexis e o outro termo platônico, «imitação» (mimesis), Metafísica 987b. Plotino prefere usar outras metáforas, mas a methexis torna-se de novo importante na sistematização de Proclo: prop. 65 dos Elem. theol. discute as implicações metafísicas da methexis, enquanto as props. 163-165 expõem a série de implicações que resultam da methexis.

Para o contexto mais geral, ver eidos; algumas das dificuldades decorrentes da methexis são afloradas em diairesis; para o seu uso em Proclo, ver trias. [FEPeters]


méthexis (he): participação.

Essa palavra costuma ter um sentido prático: participa-se de uma guerra, de um banquete; recebe-se uma parte na herança. É formada pelo verbo ékhein / ekhein com a preposição metá / meta, com. Assume sentido metafísico com Platão.

Segundo esse sentido metafísico, o mundo sensível participa do Mundo inteligível por ser seu efeito e sua cópia, visto que as Essências (eíde/eide), que são as Realidades perfeitas, absolutas e eternas, são a causa (aitía/aitia) e o modelo (parádeigma/paradeigma) daquilo que é sensível, imperfeito, relativo e temporal. v. eikón/eikon.

A fonte da existência dos seres temporais, para Platão, é a méthexis. “Não conheço outro modo de vinda ao ser, para cada ser, a não ser participar de cada Essência própria da qual deve participar” (Fédon, 101c). O Mundo inteligível, fundamento de toda a realidade, serviu de modelo ao Demiurgo para plasmar um outro mundo que tenha a mesma essência que ele (Timeu, 28a-b). Plotino retomou esse termo e esse sentido, sendo fiel a Platão (III,VI, 11, 12, 14; VI, IV, 12-13). Já se encontra o verbo metékhein em Diógenes de Apolônia (fr. 5), que afirma que todas as coisas participam do ar (aér/aer), que é o primeiro Princípio (arkhé/arche).

Atenção: o verbo participar tem os seguintes sentidos: comunicar, compartilhar e apresentar a natureza, as qualidades, os traços comuns a algo. E neste último sentido que se diz: o mundo sensível participa do mundo inteligível. [Gombry]