entwerfen, projeter, projetar, projecting
O projeto é a existenciária constituição-de-ser do espaço-de-jogo do poder-ser factual. E como dejectado, o Dasein o é no modo-de-ser do projetar. O projetar nada tem a ver com um comportar-se em relação a um plano ideado de acordo com o qual o Dasein organizaria o seu ser, mas como Dasein ele sempre já se projetou e se projeta enquanto é. (…) O entender, como projetar, é o modo-de-ser do Dasein em que este ésuas possibilidades como possibilidades. (SZ:145; STCastilho:413)
VIDE: entwerfen
projeter (ETEM)
VIDE Entwurf
O verbo entwerfen vem de werfen, “lançar”; ele sugere “jogar fora (ent-), tirar”. Significava originalmente “formar uma figura, desenho”, quando ao tecer a lançadeira de tear mexia-se para frente e para trás. Passou depois a aplicar-se à formação literária e mental. Adquiriu o sentido de “desenho provisório, preliminar, esboço” sob a influência do francês projeter, “ projetar, lit. jogar antes”. Hoje, entwerfen significa “esboçar, planejar, fazer um rascunho, desenhar, delinear”. (DH:151)
Projetar é um tipo de lançamento, mas difere do ser-lançado (Geworfenheit) de Dasein por ser o que se realiza pelo próprio Dasein. O projeto (ou projeção) de Dasein é, entretanto, frequentemente considerado como “lançado”. Isto possui três diferentes sentidos: (a) A própria projeção é um tipo de lançamento, (b) A projeção começa a partir do prévio ser-lançado de Dasein, ela ressoa a partir da posição à qual Dasein é lançado: “Todo projeto — e portanto toda ação humana ‘criativa’ —é lançado, i.e., determinado pela dependência de Dasein daquilo que já existe como um todo, uma dependência que não controla a si mesma” (GA3, 235/161). Ou seja, Dasein não pode projetar o que quiser; está limitado pela sua posição em meio aos entes, (c) Aquele que projeta, ou o lançador do projeto, é lançado na projeção (GA65, 231, 452ss). Isto é, ao projetar um mundo, “o homem desprende-se (loswirft) dos ‘entes’, (e) pela primeira vez torna-se homem” (GA65, 452); unicamente em tal projeção pode o homem tornar-se consciente de si mesmo enquanto tal, assim como de outros entes. Este fazer-se em conjunto daquele que projeta na projeção é distinto do ser-lançado de Dasein; é uma resposta ao ser-lançado, um modo de “assumir o seu comando” sem “deixá-lo para trás” (cf. SZ, 325). (DH:171)
Das Entwerfen erschließt Möglichkeiten, das heißt solches, das ermöglicht (ermögliche). (SZ:324)