Ponto de vista (sobre a realidade), sistema; não se aplica a “sistemas filosóficos”, mas a doutrinas tradicionais, a escolas de pensamento desenvolvidas ao longo do tempo a partir de um pequeno número de textos fundamentais, às vezes supostamente revelados, e para cuja explicação trabalham gerações de comentaristas. (Michel Hulin – NP)
Segundo René Guénon, as diversas concepções metafísicas e cosmológicas da Índia não são doutrinas diferentes, mas somente desenvolvimentos, seguindo certos pontos de vista e em direções variadas, mas nada incompatíveis, de uma doutrina única. Daí, o termo darshana que designa cada uma destas concepções, significa propriamente “visão” ou “ponto de vista”, pois a raiz verbal drish, do qual deriva,tem como sentido principal aquele de “ver”. Darshana não pode deste modo significar “sistema”, sendo um erro de alguns orientalistas adotar esta acepção.
A doutrina única à qual se faz alusão acima constitui essencialmente o Veda, quer dizer a Ciência sagrada e tradicional por excelência, pois tal é exatamente o sentido próprio deste termo: é o princípio e o fundamento comum de todos os ramos mais ou menos secundários e derivados, que são essas concepções diversas das quais algumas se fizeram erradamente sistemas rivais e opostos.