Eões

gr. aion

Segundo Aristóteles este nome foi transmitido por nossos anciãos como ciência divina. (Do Céu, A, 9, 279a)

I Ontologia: nome comum
1) força vital
Homero (Ilíada XIX,27): “Temo furiosamente que… as moscas… não sujem este cadáver privado de eão.”

2) duração de vida, tempo próprio a um ser (determinado, portanto, por sua força vital).

3) eternidade, no sentido de ciclo cósmico ou de longo período de tempo único, era.

3′) extensão, no sentido de espaço infinito, mundo (pois o cosmo de uma eternidade difere do cosmo de outra eternidade, passada ou futura) (Enoque etiópio, XLVIII, 7)

II Teologia: nome próprio
4) o Eterno (o que é para sempre, não mais como Eternidade, mas como Eterno).

5) deus intermediário entre o Deus supremo transcendente e o mundo, por ex. Mitra, Agathos Daimon no Hermetismo, Osíris-Serapis em Alexandria.

5′)deus alexandrino Aion, filho de Kore, festa no 6 de janeiro, de origem greco-egípcia, renovador do tempo, morrendo cada ano e ressuscitando depois do solstício de inverno.
“Eleve-te acima de todo tempo, torne-se Aino” (Corpus Hermeticum XI, 20)

III Cosmologia: nome comum ou próprio, indiferentemente
6) hipóstase no singular. Poder de Deus, Alma do Mundo mantendo a ordem cósmica e dando a vida.
Deus é portanto a fonte de todas as coisas, o Eão dele é a essência, e o mundo, a matéria. A Eternidade é o Poder de Deus” (Corpus hermeticum XI,3)

7 hipóstase no plural, e sobretudo nos gnósticos. Poder eterno emanado do Ser supremo que exerce sua ação sobre o mundo graças a ela, e que se apresenta como uma Ideia impessoal e um Espírito pessoal.
“Da Matriz saíram quatro Eões, quatro outros e houve uma Matriz esquerda e uma Matriz direita. Luz e Trevas. Mais tarde, depois todos estes que precedem, apareceu um Eão disforme…” (os Ofitas, apud Epifânio, Panarion, séc. IV). Em Valentino há trinta Eões (Abismo, Silêncio, Pai, Verdade…) (cf. Panarion, XXXI)

Estes Eões são atributos ou Nomes divinos pensados em termos de coisas e de processão. A origem remonta às hipóstases de Plotino, aos sephiroth dos Cabalistas. (Riffard)