philosophein

Há na língua grega um verbo, philosophein, formado de phileo que significa amar, e de sophia, que significa sabedoria. O que quer dizer; afanar-se com amor na busca do saber.

Assim, etimologicamente, a palavra Filosofia significa “amor á sabedoria”. Philos significa o que ama: filósofo, o que ama a sabedoria, o saber. Atribui-se a palavra a Pitágoras (572-497 A. C.) filósofo grego, e aos seus discípulos, os quais a usaram em primeiro lugar, como também a usaram Heródoto (historiador grego, 490-424, A. C.) e os socráticos. (Denominam-se socráticos a todos os discípulos de Sócrates, (filósofo grego, 470-399, A. C. e àqueles fundadores de escolas que desenvolveram as suas ideias).

O verbo philosophein significa em grego, esforçar-se, afanar-se por conhecer.

Heráclito (536-470 A. C), diz que o filósofo é o que conheçe a razão (logos), que governa tudo, e distingue quem ama verdadeiramente o saber, de quem é mero erudito.

Na acepção que expusemos de início, a filosofia abrange todo o saber, mas já entre os gregos vamos encontrar, cada vez mais, um sentido mais específico do seu conceito, sem que por isso deixe a filosofia de ter como objecto de suas investigações o Todo, ou seja, todas as coisas, todos os seres. [MFS]