Páscoa

O Concílio de Niceia (325) fixou a Páscoa no domingo seguinte à primeira lua cheia depois do equinócio da primavera, e aprovou o método alexandrino de cálculo, para essa ocorrência. Os alexandrinos adotaram 21 de março como o dia do equinócio vernal, e usaram um “ciclo pascal” de 19 anos para lidar com o fato conhecido de que o ano solar consistia em 365 dias e uma fração indeterminada. Do século V em diante, esse sistema foi cada vez mais adotado no Ocidente, substituindo os que eram favorecidos pelas Igrejas romana, franca e céltica. (DIM)


FESTIVIDADES — PÁSCOA

VIDE: CHARLES WILLIAMS; EUCARISTIA, LITURGIA

Nessa e em todas as Páscoas possa haver reconhecimento do que não é mas que insiste em encobrir o que é, o ser; redenção (perdão) do que não é nada mais que ilusão, e enfim ressurreição do que definitivamente é…

Para o pensamento cristão, a celebração da Páscoa é muito mais que uma festa de aniversário ou uma festa anual. O mistério, o sacramentum da Páscoa é o sacramento da passagem. Passagem — cujas fases sucessivas são: a Páscoa de Cristo, o Nascimento Novo, a volta dos Penitentes, a passagem dos fiéis. E passagem cujo resultado é este: no fim da passagem, Cristo-Luz. (Excertos da Introdução do livroSANTO AGOSTINHO – SERMÕES PARA A PÁSCOA”, Verbo, 1974.)
PERENIALISTAS
Jacques Bonnet: A PÁSCOA E O CORDEIRO DE DEUS

Roberto Pla: CEIA DO SENHOR; DIA SEGUINTE; SEMANA


CRISTOLOGIA
Efrem: A ORAÇÃO DA QUARESMA DE SANTO EFRÉN, O SÍRIO por Pe. Alexander Schmemann

Jerônimo: PÁSCOA

Agostinho de Hipona: SACRAMENTO DA PASSAGEM; PÁSCOA DE CRISTO; NASCIMENTO NOVO; PENITENTES; FIÉIS; CHRISTUS DIES; QUARENTENA; TRADIÇÃO DO SÍMBOLO; SANTA PÁSCOA; ORAÇÃO DO SENHOR

Mestre Eckhart: SERMÕES — SERMÃO X

Thomas Merton: A PÁSCOA


PHILOKALIA
*A GRANDE QUARESMA
*A GRANDE PASSAGEM