Maimônides, Moisés (1135-1204) Filósofo e médico judeu (nascido em Córdoba, Espanha) que viveu no Cairo, sendo o principal representante da filosofia judaica no período medieval. Admirador de Aristóteles, contribuiu para que a filosofia grega marcasse racional–mente o pensamento judeu de seu tempo. Sua obra mais importante é O guia dos indecisos (1190), em que procura conciliar ensinamentos da tradição judaica com a filosofia aristotélica, visando estabelecer a harmonia entre a razão e a fé. Trata-se de obra para iniciados, de estilo bastante obscuro, porém de influência muito grande no pensamento cristão do final da Idade Média, tendo sido lida por sto. Alberto Magno, Tomás de Aquino e outros escolásticos. [DBF]
Maimônides, Moisés (1135-1204) Um dos maiores filósofos judeus, Maimônides foi um contemporâneo próximo de Averróis. Natural de Córdova, Espanha, ele e sua família foram forçados a partir em consequência da perseguição aos judeus, instalando-se finalmente em Fustat, um subúrbio do Cairo. Gozava de boa reputação como médico e tornou-se também o líder oficial (nagid) da judiaria egípcia. De seus volumosos escritos, sua maior obra rabínica, Mishnah Torah, de 1180, é um enunciado sistemático da lei e das crenças judaicas. Seu célebre Guia para os Perplexos, de 1190, tentou racionalizar a teologia judaica adequando-a ao aristotelismo neoplatônico, e a obra desempenhou um valioso papel ao transmitir mais completamente a filosofia de Aristóteles à Europa. (DIM)
A obra filosófica mais importante de Maimônides é o Moreh nevukhim ou «Guia dos perplexos», onde ele tenta estabelecer um acordo entre os ensinamentos da Bíblia e a filosofia de Aristóteles. Maimônides é igualmente o autor de uma verdadeira «súmula» de jurisprudência rabínica, o Mishneh Torá ou Yad hazaqah. Regra geral, os autores místicos olham a sua obra filosófica com circunspeção e desconfiança, achando-a suspeita de racionalismo. (CTJ)