Abrasax

Marvin Meyer
Nome de um poder em diversas tradições, inclundo as tradições gnósticas. O valor numérico do nome Abrasax em grego totaliza 365, o número de dias no ano solar. O nome pode ter derivado do hebreu Arba (“quatro”, para o tetragrama, o inefável nome de deus de quatro letras, YHWH) Sabaoth (“hostes” ou “exércitos”, abreviado), daí “senhor dos exércitos”.


Filosofia
Pierre Riffard
Termo criado pelo gnóstico Basilides a partir do hebreu “beraka” = “bendição”.

(Nome próprio) Deus principal ou secundário no Gnosticismo, ligado ao simbolismo astrológico.

Segundo Hipólito, Refutatio:

Há para os gnósticos 365 céus e seu grande Arconte é Abrasax porque seu nome tem o valor simbólico de 365 de maneira que o valor simbólico de seu nome abarca tudo, e é por isto que o ano se compõe de um número igual de dias.

Abrasax é também uma gema servindo de amuleto, que representa um deus tendo em geral uma cabeça de galo, um torso de homem, duas serpentes em forma de pernas, brandindo um chicote na mão direita, tendo um escudo na mão esquerda.

Abrasax é também uma fórmula mágica geralmente inscrita sobre um amuleto retomando o Nome divino Abraxas ou derivando do hebreu beraka (“bendição”) ou abrac (“raio”, “relâmpago”) e degenerada em “abracadabra” (atestada desde 1560 em Ambroise Paré, Anatomie).