EUDORO DE SOUSA (1911-1987)
Eudoro de Sousa nasceu em Lisboa, em 1911; fez estudos inicialmente na Universidade de Lisboa. Em Heidelberga aprimorou-se em Filologia Clássica, História Antiga; entrou em contacto com a obra de Heidegger. Depois, no Instituto Católico e no Collège de France, em Paris, estudou Filosofia.
Em 1953, foi para o Brasil, ligando-se, em São Paulo, ao grupo de pensadores que fundou, em 1950, o Instituto Brasileiro de Filosofia; leccionou, nessa ocasião, na Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em 1975, foi a Santa Catarina, fundando aí o Departamento de Filosofia, e, posteriormente, em Brasília, empenhou-se na Universidade em criar o Centro de Estudos Clássicos. Dedicou-se ao ensino da língua e literatura gregas, arqueologia clássica, história antiga e filosofia antiga, permanecendo em Brasília até 1987, ano de sua morte.
Eudoro foi um dos mais expressivos representantes do que Antônio Cândido chamou de A Missão Portuguesa e Antônio Braz Teixeira de O Grupo de São Paulo, pondo em relevo o diálogo espiritual entre estudiosos portugueses e brasileiros a partir de 1940, e enfatizado em 1950.