origem do conhecimento

a) Posição racionalista. Esta vê, na razão, a fonte do conhecimento e este se dá quando logicamente necessário e universalmente válido. Desta forma, é a razão a garantia co conhecimento, pois este só se dá por intermédio dela. Só o conhecimento racional é verdadeiro, e a razão é a fonte do conhecimento e supera toda experiência, visto ter suas leis próprias, necessariamente lógicas e de validez universal.

b) Posição empirista. Para os empiristas não é a razão a verdadeira fonte do conhecimento, mas a experiência, pois é desta que tiramos os conteúdos da razão, É a teoria da tabula rasa de que já tratamos. O empirismo parle dos fatos concretos e, em seu favor, alega a evolução do pensamento e do conhecimento humanos, que se fundamentam na experiência. Observa-se, por exemplo, que a maioria dos racionalistas partem da matemática, enquanto a maioria dos empiristas partem das ciências naturais, pois nestas 6 a experiência que representa o papel decisivo. Tendem os racionalistas ao dogmatismo metafísico, enquanto os empiristas tendem ao ceticismo metafísico.

e) Posição intelectualista. O intelectualismo procurou encontrar um meio termo entre os extremos do racionalismo e do empirismo. Para ele, a experiência e o pensamento formam as bases do Conhecimento humano. O intelectualismo deriva da experiência os conceitos, mas estos exercem sua ação sobre as representações intuitivas sensíveis. [MFS]