ECLÉTICO. – Sbst. F. Eclectique; It. Eclettico; I. Eclectic; A. Eklektiker. O que professa o ecletismo. Os gregos já chamavam eklektikoi aos filósofos que selecionavam as doutrinas que mais lhes agradassem em todas as escolas.
— “Por mais hábil que seja um eclético, é um homem fraco; é um homem sem amor. Um eclético é um navio que desejaria navegar a quatro ventos.” Baudelaire, in Nouvelle Rev., I, 1939, pág. 134.
ECLÉTICO. – Adj. G. ‘Eklektikós F. Eclectique; It. Eclettico; I. Eclectic; A. Eklektisch. Que diz respeito ao ecletismo. Sent. pej.: Temperamento acomodatício, que procura o que há de melhor em todas as doutrinas, sem ser orientado por nenhum princípio fundamental. Originariamente, num texto atribuído a Galeno, designa uma seita de médicos.
— “Só existe uma seita, diz Joest Lips, na qual poderemos inscrever-nos com segurança: é a seita eclética, a que lê com toda atenção e escolhe com julgamento; exterior a toda facção, tornar-se-á facilmente a companheira da verdade.” Bréhier, Hist. philos., 1-18.