Avicena

Avicena (Ibn Sina) (980-1037)


AVICENA (Ibn Sina, conhecido sob o nome de), filósofo e médico árabe (Afshana, perto de Boukhara, 980 — Hamadhan 1037). Estudou matemática, física, medicina e filosofia. Sua doutrina filosófica é uma mistura de aristotelismo e de teorias orientais. Seu pensamento e sua obra de sábio desempenharam grande papel no pensamento medieval e prepararam as descobertas do Renascimento. [Larousse]


Avicena (c. 980-1037) Médico, cientista e filósofo árabe. Dominando a lógica, a geometria e a astronomia desde muito cedo, Ibn-Sina Abu-Ali al-Hussein não tardaria em tornar-se igualmente um especialista em medicina e filosofia. Tendo ascendido a uma posição importante depois de curar o sultão de Bokhara, passou a maior parte de sua vida ativa nas cortes de vários dignitários muçulmanos na Pérsia. Foi profundamente influenciado por pensadores gregos, tanto Aristóteles quanto os neoplatônicos, e criou um elaborado sistema filosófico que envolveu o mundo natural e a posição do homem na natureza e na sociedade. Sua obra foi traduzida para o latim e tornou-se um elemento significativo no desenvolvimento da escolástica medieval. A ênfase dada por ele à abordagem religiosa da filosofia atraiu os ortodoxos, e o próprio Tomás de Aquino ficou devendo a Avicena elementos que usou na estrutura da Suma.

A obra médica de Avicena foi ainda mais influente e o seu Cânone de Medicina, traduzido por Gerardo de Cremona, foi uma autoridade até o século XVII. (DIM)